segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Justo é o meio termo

"Excesso de coragem é burrice, a falta dela é covardia. O justo é o termo médio."

Pensando de novo no post sobre normalidade, verifiquei um ponto em comum nas tentativas de ser diferente ou então nas de se igualar a sociedade: Ações moderadas.

Aqueles que tendem a se destacar, de uma forma seja positiva ou negativa, procuram os extremos de uma linha normal. Enquanto a todos é indicada a coragem, aos altruístas caberia seu excesso e aos medíocres sua falta.

Mas esse conceito filosófico é ainda mais amplo quando removido da filosofia e aplicado praticamente, pois ao contrário da grande maioria da filosofia (sem ofensas), o conceito Aristotélico de justiça apresentado acima, é de fato aplicado na prática.

Ao contrário da prática, se o judiciário fosse buscado apenas nos casos em que houvesse dúvida quanto o que é justo, o número de ações decairia drasticamente. O fato é que busca-se o judiciário para dirimir pequenos conflitos de interesses particulares, que poderiam facilmente ser resolvidos com diálogo.

Ressalto aqui o juramento do advogado:


“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência,

Independência? Isso seria a busca pela justiça. O que se promove é apenas o ganho para os interesses de seus próprios clientes.


observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição,

Ética... Já ouvi falar "não sei para que essa matéria na faculdade". Fiquei irritado por alguns dias, mas cheguei a conclusão de que esta pessoa tinha razão. Não pelos motivos que ela arguia (desnecessidade), mas creio que isso simplesmente não vai ser pregado na sua cabeça em uma sala de faculdade.


a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis,

Piada pura. Direitos humanos é um dos excessos do termo justo, justiça social atualmente traduz-se em "justiça gratuita", boa aplicação das leis como "esse é o que o meu cliente precisa agora"


a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Rápida? Quem fez esse juramento tava de brincadeira né? Qual vantagem em termos de celeridade temos em opor recursos a causas obviamente perdidas? Não tem dinheiro para pagar? Faça acordo! Daqui cinco anos você vai pagar tudo o que deve com juros e correção.


O objetivo era discursar sobre justiça (filosofia), mas acabei me envolvendo mais na justiça prática. Enfim, a pergunta que nunca se calou: O que é justiça?

2 comentários:

  1. Se fosse pra todo mundo seguir o juramento, poucos seriam os advogados, pois isso não daria mto dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente...Chegar ao meio-termo é justo, porém não é lhe dada a devida importância...Extremos são valorizados, mas não exatamente "saudáveis".

    Aff, como isso é injusto! =P


    =**

    ResponderExcluir